Coletivo Gastronômico - Sopa Vermelha

Uma sopa sempre vai bem para aquecer, nessa sugestão eu optei por assar os legumes que é uma coisa que eu adoro. Acho que o sabor fica mais marcante.
É uma sopa de tomates que leva beterraba, embora se perceba sutilmente o sabor da beterraba ela ajuda mesmo na cor e nos nutrientes, o sabor predominante fica por conta dos deliciosos tomates.

Ficou uma sopa bem levinha então resolvi acompanhar com algo mais sustancioso e fiz uns muffins de azeitona, parmesão e ervas.
Pode ser servida também como entrada  com um crocante de parmesão por cima.

Se você fã de tomates como eu, não deixe de experimentar!

E é com a Sopa Vermelha que inicio minha participação no grupo Coletivo Gastronômico, a cada mês desenvolveremos um tema com deliciosas opções para vocês!



Sopa Vermelha 

Ingredientes:
  • 1 kg de tomates tipo italiano
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 beterraba grande
  • folhas de manjericão
  • 1 litro de caldo de legumes caseiro
  • sal
  • pimenta do reino
  • páprica picante
  • azeite de oliva
Preparo:
  1. Preaqueça o forno a 180 graus;
  2. Em uma assadeira distribua os tomates e a cebola cortados em cubos grandes, o alho e folhas de manjericão;
  3. Regue tudo com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta do reino;
  4. Asse até os tomates ficarem bem macios;
  5. Em outra assadeira coloque a beterraba sem casca cortada em cubos, temperada com azeite, sal e pimenta;
  6. Cubra com papel alumínio e asse até ficar macia;
  7. Enquanto os legumes assam, prepare o caldo de legumes, o meu levou cenoura, cebola, salsão, mostarda e pimenta do reino em grãos e salsinha;
  8. Depois de tudo pronto, coloque os legumes das duas assadeiras no liquidificador com o caldo de legumes, vá colocando o caldo aos poucos para acertar a consistência, bata bem e coloque em uma panela para aquecer;
  9. Acerte o tempero e coloque a páprica a gosto.


Aproveitem julho com o tema Sopas, abaixo o link que cada participante:



My Flavors: Creme de couve-flor com ervilhas frescas, repolho roxo e tiras de frango
Ana Cláudia na Cozinha: Sopa creme de pinhão
A Casa Encantada: Sopa de mandioca com carne seca
Se Eu Fiz Vc Faz: Creme de Abobora e Gorgonzola
O que temos hoje Elisa?: Sopa de carne com legumes
Burburinho na Cozinha: Caldo de Camarão
Artes da Mel: Creme de Feijão Branco com Linguiça Portuguesa e Páprica
Gastronomia &+: Caldinho de Feijão
Minha Marmita Tem :Sopa irlandesa
Panela e Paixão: Sopa de Capeletti e Linguiça
Feijão no Prato: Sopa Creme de Legumes com Nata
Delicious by Mari: Sopa de Chocolate
Better Call San: Creme de Batatas Aveludado com Bacon
Gordices: Caldo Verde
Experimente +: Creme de Abóbora Japonesa ( Funcional)
Mosaico de Receitas: Caldo Verde

Beijos,

11 comentários:

Unknown disse...

Nossa, eu adorei a receita, preciso preparar, nunca imaginei cozinhar assar os legumes antes de preparar uma sopa, valeu a dica! ;)

Delícias da Vó Deo disse...

Olá Beta!!
Nunca utilizei essa técnica de assar os legumes antes de incorporar à sopa, achei super interessante, com certeza vou experimentar do lado de cá!!
Beijos e ótima semana pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br

Unknown disse...

Super leve! linda receita!

Cinara Soares disse...

Mais uma para a lista de receitas a experimentar. Adorei!

Unknown disse...

Nunca fiz sopa de tomate Beta, taí uma grande inspiração!

Deliciousbymari disse...

Sopa de tomate é um clássico maravilhoso. Adorei sua receita Beta. Obrigada. Beijos Linda.

Patricia disse...

Adorei a sopa de tomates, mas fiquei mesmo babando nos muffins de azeitona!!! :D

Unknown disse...

Beta, que linda sopa, deve ter ficado um sabor incrível.
Beijos!

Ariana Pazzini disse...

Beta me apaixonei por estas cores e também amo realçar os sabores no forno! Coloco sempre um pintainho de azeite e deixo dar aquela tostada! Fica muito mais saboroso!
Sabe q meu comilão não tem problemas pra comer quase nada, mas beterraba é um fraco dele! Não sei se é a textura, o adocicado, não sei!
Vou testar com ele desta forma e volto aqui depois pra contar!
Um monte de beijo nosso e vida longa ao coletivo!

Unknown disse...

Que delicia de sopa!!!

Andre Gonçalves disse...

23 acessórios que resolverão seus problemas na cozinha



http://www.mestresabe.com/2015/08/23-acessorios-que-resolverao-seus.html



meu blog de uma passadinha http://www.mestresabe.com/

aproveite e veja meu site de vendas

http://www.lojadomestreandre.com.br/