Molho agridoce com abacaxi

Olá pessoal!

Eu sou muito suspeita para falar de preparações agridoces, não há nenhuma até hoje que eu não tenha gostado.
Sei também que não é todo paladar que agrada, por isso sempre servimos a parte.
Os homens da casa, principalmente, não são abertos a aventuras gastronômicas ( lê-se: enjoados!).
Este molho acompanha bem carnes suínas, mas é delicioso também só com arroz branco!
A receita original é do Tudo Gostoso. Acrescentei só umas coisinhas.



Molho agridoce com abacaxi

Ingredientes:

  • 1 colher de óleo (usei azeite)
  • 1 pimentão verde cortado em tiras ou cubos
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras ou cubos
  • 1 cebola cortada em tiras ou cubos
  • 2 colheres rasas de sopa de amido de milho
  • 3 colheres rasas de sopa de açúcar
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1/2 xícara de vinagre (usei de arroz)
  • 1 abacaxi descascado e cortado em cubos
  • 1/2 xícara (chá) de catchup
  • 1 colher (sopa) de shoyu
  • 1 pedaço de gengibre ralado ( + ou - 1 cm)
  • 1/2 pimenta dedo de moça picada e sem sementes
Preparo:
  1. Misture todos os ingredientes , exceto o amido de milho, em uma panela, leve ao fogo e misture por uns 5 minutos;
  2. Dissolva o amido de milho em 1/2 copo de água e acrescente ao molho;
  3. Mexa até engrossar e ficar um pouco transparente.
Está pronto seu molho!

Quem costuma fazer é minha mãe, espero que o meu tenha ficado tão gostoso quanto o dela.

Beijos,

10 comentários:

Érica disse...

Me parece um molho delicioso, eu não gostava de nada agridoce, agora gosto bastante.
bjs

Marly disse...

Beta,

Eu já gosto de agridoce e este molho deve ser uma delícia. Também amei as salsichas do post anterior! rsrs.

Beijoca e bom fim de semana!

Fabiola disse...

Oi Beta! Desculpe-me pelo sumiço! Faz um tempinho que não venho aqui curtir as suas receitas. Esta eu achei deliciosa, amo coisas agridoces. E é pura verdade, porque os maridos não gostam desta mistura doce-salgado-azedo? Ainda não entendi!
De fato, a carne de porco pede um molhinho assim.
Um beijos grande!
Fabiola

Milena Andrade disse...

Oi Beta, vim retribuir a sua visita a minha cozinha, obrigado!
Amei a sua receita e mais que isso, o seu cantinho é lindo...
Este molho deve ficar super gostoso... vou tentar fazer!
Beijos.

Anônimo disse...

Não está faltando nenhum líquido? Como água na receita?
Aqui em casa, ninguém é enjoado com comida.

Anônimo disse...

Olá , Feliz Natal !

Fizemos e ficou uma delicia , iremos comer com Tender.

Beijos

Anônimo disse...

Olá! Sempre faço esse molho... só não coloco os dois últimos ingredientes! E fica maravilhoso, uso ele sobre a carne no forno ele fica mais grosso. É uma delícia e faz sucesso!
Leila

ursulamugnol disse...

Beta, eu tenho um sítio, e o meu abacaxi e da terra de areia, quantos abacaxis e necessário para esta receita? Também tenho birigela, como se faz agridoce de birigela? Obrigado BJ

ursulamugnol disse...

Beta, eu tenho um sítio, e o meu abacaxi e da terra de areia, quantos abacaxis e necessário para esta receita? Também tenho birigela, como se faz agridoce de birigela? Obrigado BJ

vanasi disse...

Receita tradicional em linha casa desde 2015